A ISO 14000 é auditada pelo ISO, que é a autoridade em certificações em todo mundo.
No Brasil, a primeira empresa certificada foi a Bahia Sul Celulose S.A. em 1996. Aqui,a certificação é mantida pela ABNT e, portanto, foi denominada ABNT NBR ISO 14001
O que é avaliado pela ISSO 14000?
- Auditorias ambientais
- Avaliação de desempenho ambiental
- Rotulagem ambiental
- Análise o ciclo de vida dos produtos
- Vale ressaltar que a empresa precisa seguir a legislação ambiental do pais em que está inserida, afinal a certificação é realizada com base naquilo que o pais considera como correto.
Quais organizações podem ser beneficiadas com o ISO 14000?
Qualquer organização pode ser beneficiada, mas é preciso solicitar junto aos órgãos competentes os documentos necessários. Empresas privadas e órgãos públicos podem solicitar a ISO, não existe restrição nesse sentido.
Existem dois cenário onde a empresa pode iniciar o processo de certificação ISO 14000:
- Declara estar apta a certificação, por já ter realizado as ações necessárias para isso.
- Quando irá iniciar o processo de instalação dos projetos com o objetivo de obter a certificação.
Existe prazo de validade para o ISO 14000?
O ISO 14000, assim como outros modelo de ISO, tem duração de três anos. Após esse período de tempo é realizada nova auditoria para se comprovar a continuidade do projeto ou solicitar adequações que precisam ser realizadas.
A implementação do ISSO 14000 propicia melhorias nas empresas?
Quando a empresa utiliza a certificação ela agrega valor à marca e a seus produtos, pois estará associada com seu nome uma imagem de organização que se preocupa com a natureza.
Além disso, em muitos casos existe ganho econômico, pois as empresas passam a reutilizar recursos (como água) e a utilizar energia elétrica, por exemplo, de forma menos agressiva ao planeta e isso se reflete na redução das contas mensais.
A ISO 14000 é subdividida em outras ISOs, cada uma com suas características próprias:
ISO 14001: trata do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), sendo direcionada à certificação por terceiras partes.
ISO 14004: trata do Sistema de Gestão Ambiental, sendo destinada ao uso interno da empresa, ou seja, corresponde ao suporte da gestão ambiental.
ISO 14010: são normas sobre as Auditorias Ambientais. São elas que asseguram credibilidade a todo processo de certificação ambiental, visando as auditorias de terceiras partes, nas quais se verificam os compromissos estabelecidos pela empresa em seu Sistema de Gestão Ambiental.
ISO 14031: são normas sobre Desempenho Ambiental, que estabelecem as diretrizes para medição, análise e definição do desempenho ambiental de uma organização, a fim de assegurar o SGA.
ISO 14020: são normas sobre Rotulagem Ambiental, estabelecendo orientações para a expressão das características ambientais dos produtos das empresas, de forma que os rótulos ressaltem as características ambientais do produto.
ISO 14040: são normas sobre a Análise do Ciclo de Vida, estabelecendo as interações entre as atividades produtivas e o meio ambiente. Analisa o impacto causado pelos produtos, processos e serviços relacionados desde a extração dos recursos naturais até a disposição final.
Fonte: http://inst.sitesustentavel.com.br/iso-14000-o-que-e-requisitos/

ISO 14000 é uma série de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO) que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas.
ResponderExcluirComitê de criação
No ano de 1993, a ISO reuniu diversos profissionais e criou um comitê, intitulado Comitê Técnico TC 207 que teria como objetivo desenvolver lista atualizada de normas da série ABNT NBR ISO 14000 nas seguintes áreas envolvidas com o meio ambiente. O comitê foi dividido em vários subcomitês, conforme descritos.
Os impactos ambientais gerados pelo desenvolvimento industrial e econômico do mundo atual constituem um grande problema para autoridades e organizações ambientais.
No início da década de 1990, a ISO viu a necessidade de se desenvolverem normas que falassem da questão ambiental e tivessem como intuito a padronização dos processos de empresas que utilizassem recursos tirados da natureza e/ou causassem algum dano ambiental decorrente de suas atividades.
Comitê de criação
No ano de 1993, a ISO reuniu diversos profissionais e criou um comitê, intitulado Comitê Técnico TC 207 que teria como objetivo desenvolver lista atualizada de normas da série ABNT NBR ISO 14000 nas seguintes áreas envolvidas com o meio ambiente. O comitê foi dividido em vários subcomitês, conforme descritos.