domingo, 17 de maio de 2015

Sustentabilidade: O que é e quais são seus benefícios?

                                                                                                                                           Fonte: Shutterstock

Por Ana Carla Campos

A escassez e a falta de água em muitos estados do Brasil gerou ainda mais interesse no tema. Muito se tem comentado mas pouco se sabe sobre a sustentabilidade. Atualmente o termo é utilizada em diversas áreas e em diversos meios de comunicação, mas será que de forma correta?

Ao consultar alguns sites, artigos e dicionários distintos, encontramos algumas definições que poderão nos ajudar a ter uma noção do significado!

Em suma definir sustentabilidade é uma tarefa um tanto quanto complexa, pois seu conceito sistêmico resulta do entendimento de outros conceitos e visões. Segundo o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, desenvolvimento sustentável quer dizer desenvolvimento que pode continuar com sucesso no futuro. O dicionário define sustentável como "capaz de se sustentar"; e define sustentar como “segurar, suportar, apoiar (...) conservar, manter (...), alimentar física ou moralmente.”

O conceito de desenvolvimento sustentável foi consagrado no relatório O Nosso Futuro Comum, como o que "satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades".

Como a sustentabilidade é essencialmente sistêmica, nenhuma pessoa, empresa ou nação pode alcançá-la sozinha. Será sempre o resultado de processos dinâmicos de construção e reconstrução de relações. E será, necessariamente, uma construção política. Resultado da busca dos consensos possíveis com base na integração das pessoas e no compartilhar das responsabilidades. 

Vantagens


A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

Quais atitudes tens tomado? De qual forma tens contribuindo para garantir um condições adequadas para o desenvolvimento e diversidade da vida? Pense nisso, e comece hoje mesmo as mudanças que contribuirão para uma vida melhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário